Biblioteconomia - Bacharelado - Noturno

 

BIBLIOTECONOMIA - BACHARELADO - NOTURNO

 

 

 

 

Perfil do egresso

 

O Bacharel em Biblioteconomia ou Bibliotecário é o profissional qualificado para trabalhar a organização e o gerenciamento de bibliotecas e de coleções, além de atuar no ciclo informacional (produção, mediação, acesso, uso, disseminação, recuperação e apropriação da informação). Forma desenvolve, avalia e preserva acervos informacionais, o acesso, a busca, o uso e a apropriação da informação. Explora, produz, aplica, adapta e utiliza tecnologias da informação e da comunicação. Cria, organiza, provê, dissemina e avalia produtos e serviços de informação. Elabora e gerencia políticas, programa, planos e projetos, bem como aplica recursos de marketing para a prospecção e a promoção de serviços de informação. Participa, assessora e intervém na formulação de políticas de informação. Identifica, analisa e traduz necessidades informacionais em contextos sociais específicos.

 

Temas abordados na formação

 

Análise da Informação; Arquitetura de Sistemas de Informação; Consumo de Informação Científica; Controle Bibliográfico; Cultura Brasileira; Documentação e Arquivística; Editoração; Elementos de Estatística; Estágio Supervisionado; Estudos de Usuários; Formação e Desenvolvimento de Acervos; Fundamentos de Comunicação; Fundamentos em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação; Gestão de Unidades de Informação; História dos Registros de Informação e Transmissão Cultural; Indexação; Informação para o Desenvolvimento Regional; Informática Documentária; Inglês Instrumental; Introdução à Epistemologia da Ciência da Informação; Introdução à Informática; Língua Portuguesa; Marketing Bibliotecário; Metodologia do Estudo; Organização e Administração de Bibliotecas; Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação; Planejamento Bibliotecário; Recursos Informacionais; Representação Descritiva; Representação Temática; Serviços de Referência; Trabalho de Conclusão de Curso.


Área de atuação

 

O Bacharel em Biblioteconomia ou Bibliotecário pode atuar em bibliotecas; em unidades, redes, sistemas, serviços de documentação e informação em contextos empresariais, comunitários, governamentais, não-governamentais; centros de pesquisa e de ensino; em suportes informacionais impressos, eletrônicos e digitais; como autônomo, em assessoria e consultoria em entidades públicas e privadas que planejam e organizam acervos informacionais e redes de informação; como autônomo, em empresa de prestação de serviços informacionais, de restauração de suportes da informação e como professor universitário.

 

Infraestrutura

 

Biblioteca-laboratório; Laboratório de Restauração e Conservação de Documentos; Laboratório de Tecnologia da Informação; Laboratório de Informática.


Dados do Curso na UFMT


INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS/CUR

 

Código do Curso e-MEC: 41673

Modalidade: Bacharelado

Regime: Anual

Total de Vagas: 40

Turno de Funcionamento: Noturno

Duração: 4 anos

Carga Horária mínima: 2625 horas

  

 Atos Regulatórios:

          

           Portaria de reconhecimento do MEC nº 4398, de 29/12/2004

Estrutura Curricular: Resolução  Consepe nº 04, de 22/01/2007

Resolução Consepe nº 49 de 20/06/2008

            

 

Coordenação:

 

Coordenador/a: Alexandre Oliveira de Meira Gusmão

Telefone: 3410-4013

Email: -

Visite a página do curso