Silvicultura e Manejo Florestal

 

Prof. Dr. Antonio de Arruda Tsukamoto Filho
Silvicultura e Sistemas Agroflorestais

 Contato

 Lattes

    

Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso. Experiência na área de Silvicultura e Sistemas Agroflorestais.

 

Profa. Dra. Dagma Kratz
Propagação de Plantas

Contato

Lattes

Engenharia Florestal, Dra. pela Universidade Federal do Paraná. Atua na área de Silvicultura com ênfase em sementes e produção de mudas. 

 

Prof. Dr. Daniele Aparecida Alvarenga Arriel
Genética e Melhoramento Florestal

Contato

Lattes

              

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Possui mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutorado e Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora  do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá e leciona as disciplinas de Melhoramento Genético Florestal e Tecnologia e Produção de Sementes Florestais. Tem interesse em pesquisas na área de Melhoramento e Biotecnologia Florestal, Conservação Genética e Sementes Florestais.

 

Prof. Dr. Diego Tyszka Martinez
Silvicultura e Melhoramento Florestal

Contato

Lattes

Engenheiro Florestal, com Mestrado e Doutorado na área de Silvicultura, com ênfase em Melhoramento Florestal. Atua na área de melhoramento florestal e silvicultura de florestas plantadas.

 
 

Profa. Dra. Elisangela Clarete Camili
Produção, Tecnologia e Fisiologia de Sementes

Contato

Lattes

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu, mestrado(2004) e doutorado (2007) em Agronomia (Horticultura) pela UNESP/Botucatu. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura e Sementes, atuando no ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: fruticultura; olericultura; floricultura; produção, tecnologia e fisiologia de sementes; fitotecnia e fisiologia vegetal.

 

Prof. Dr. Otávio Peres Filho
Entomologia Florestal (Pragas Florestais)

Contato

Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciência pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Proteção Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: eucalipto, teca, levantamento e monitoramento de pragas florestais, determinação de danos e controle de pragas florestais.

 

Prof. Dr. Rafael Ferreira Alfenas
Patologia Florestal com ênfase em etiologia e controle de doenças florestais

Contato

Lattes

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Realizou o doutorado sanduíche no CentraalbureauvoorSchimmelcultures (CBS – KNAW FungalBiodiversity Center), Utrecht, Holanda, onde realizou pesquisas envolvendo taxonomia molecular de fungos fitopatogênicos. Durante o pós-doutorado realizou um treinamento de curta duração em parceria com a University of Tasmania na Austrália, para desenvolver pesquisas relacionadas com a ferrugem das mirtáceas, realizar intercâmbio e transferência de tecnologia com pesquisadores e professores australianos.Atualmente é Professor na Universidade Federal de Mato Grosso, Sinop na área de Patologia Florestal. As pesquisas são voltadas para a minimização de riscos de doenças em plantações florestais, trabalhando principalmente com etiologia e controle de doenças florestais. É um dos fundadores e idealizadores da empresa de base tecnológica “Clonar Resistência a Doenças Florestais Ltda.”, vinculada à incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal de Viçosa.

 

Prof. Dr. Rômulo Môra
Experimentação, Mensuração e Biometria Florestal

Contato

Lattes

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Análise de Regressão, Experimentação Florestal e Funções de Afilamento.

 

Prof. Dr. Ronaldo Drescher
Manejo, Mensuração e Produção Florestal

Contato

Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso e Conselheiro Editorial da Revista Cathedral . Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais PPGCFA-FENF-UFMT. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Dendrometria e Inventário Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Florestas Plantadas, Manejo Florestal, inventário florestal, plantios florestais e créditos de carbono.

 

Prof. Dr. Samuel de Pádua Chaves e Carvalho
Biometria e Manejo Florestal

Contato

Lattes

 

Doutor em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Mestrado e Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Entre 2010 e 2014 atuou na iniciativa privada desenvolvendo trabalhos relacionados a área de Biometria e Inventário Florestal. Atualmente é professor Adjunto de Manejo Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, onde leciona disciplinas relacionadas a área de Mensuração e Manejo Florestal. Os temas mais relevantes de sua área de atuação são: Biometria e Inventário Florestal; Estatística e Recursos Computacionais aplicados ao Manejo de Florestas para Produção; Experimentação Florestal; Sortimento Florestal; e o Uso do Software R para solução de problemas florestais. 

 

Prof. Dr. Sidney Fernando Caldeira
Tratamentos Silviculturais e Patologia de Sementes

Contato

Lattes

Graduado em Engenharia Florestal (1976) e com mestrado em Fitopatologia - Patologia Florestal (1979) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais - Ecofisiologia de Sementes (2007) pela Universidade Federal de São Carlos. É professor Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso, onde leciona Patologia Florestal e Práticas Silviculturais no curso de graduação em Engenharia Florestal e Metodologia de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Engenharia Florestal e Ambiental. Consultor da Acta Amazônica, Revista Brasileira de Sementes e Revista Floresta. Pesquisa na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, área da Silvicultura, principalmente nos temas: Patologia Florestal, Sementes Florestais, Tratos Silviculturais e com Tectona grandis (teca).