Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFMT (PPGENF/UFMT) foi recomendado pela CAPES em 2005, por meio do ofício no 392-08/2005, e teve o início de suas atividades em março de 2006 (MESTRADO). 

 

Foi criado inicialmente com a finalidade de formar mestres em enfermagem para a região, com competência para promover a saúde, desenvolver a ciência e a prática da Enfermagem, e fortalecer o sistema de cuidados à saúde, considerando características sociais e epidemiológicas e desafios do setor saúde no estado de Mato Grosso.

 

Em 2015, teve a proposta de DOUTORADO aprovada, com início da primeira turma em agosto de 2015. Destaca-se que o Curso de Doutorado em Enfermagem da UFMT é o primeiro e único curso de doutoramento em Enfermagem no Estado de Mato Grosso.

 

O PPG-FAEN/UFMT visa o desenvolvimento da ciência de Enfermagem e de suas práticas de cuidado à saúde, sendo consideradas as características interdisciplinares e as especificidades do fazer em Enfermagem; bem como a promoção da melhoria da realidade de saúde de Mato Grosso; o compromisso com a integralidade da atenção à saúde e efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Pretende-se que a Enfermagem na instituição, por meio de suas práticas técnico-científicas, ético-políticas e pedagógicas, de formação, produção de conhecimento e extensão em torno do cuidado à saúde e Enfermagem, promova a saúde da população do estado e alie-se à construção do SUS, contribuindo para a melhoria das ações de saúde na região.        

           

 

Informes e Notícias